- Privacidade e segurança online

Criar senhas seguras

Senhas fortes são proteções importantes para ajudá-lo a fazer transações mais seguras online .

Segredos da força da senha: comprimento e complexidade

A senha ideal é longa e contém letras, pontuação, símbolos e números.
  • Sempre que possível, use oito caracteres ou mais.
  • Não use a mesma senha para tudo. Criminosos cibernéticos furtam senhas em sites da Web com muito pouca segurança e, então, tentam usar a mesma senha e nome de usuário em ambientes mais seguros, como sites de instituições bancárias.
  • Altere suas senhas com frequência. Defina um lembrete automático para trocar suas senhas de e-mail, sites de bancos e de cartões de crédito em intervalos aproximados de três meses.
  • Quanto maior a variedade de caracteres em sua senha, melhor. Entretanto, softwares de furto de senha testam automaticamente conversões comuns de letras para símbolos, como trocar “&” por “e” ou “$” por “s”.
  • Use o todo o teclado, não apenas as letras e os caracteres usados ou vistos com maior frequência.

Crie uma senha forte e que você consiga memorizar

Há muitas maneiras de criar uma senha longa e complexa. Eis algumas sugestões que podem ajudá-lo a lembrar de sua senha com mais facilidade:
O que fazer exemplo
Comece com uma ou duas frases. Senhas complexas são mais seguras.
Remova os espaços entre as palavras na frase. Senhascomplexassãomaisseguras.
Abrevie palavras ou escreva intencionalmente uma palavra com erro ortográfico. Senhascomplecsassãomaiseguras.
Aumente o comprimento com números. Coloque números com algum significado para você após a sentença. Senhascomplecsassãomaiseguras2011.

Teste sua senha com um verificador de senha

Um verificador de senha avalia a força de sua senha automaticamente. Teste o verificador de segurança de senha  da Microsoft.

Proteja suas senhas dos olhos de espiões

A maneira mais fácil de "lembrar" as senhas é anotá-las. Não há problema em anotar as senhas, mas mantenha suas senhas escritas em um local seguro.

Estratégias de senha mais comuns que devem ser evitadas

Criminosos online usam ferramentas sofisticadas que podem decifrar senhas rapidamente.
Evite criar senhas que usem:
  • Palavras dicionarizadas de qualquer idioma.
  • Palavras escritas de trás para frente, erros ortográficos comuns e abreviações.
  • Sequências ou repetições de caracteres. Exemplos: 12345678, 222222, abcdefg ou letras adjacentes do teclado (qwerty)
  • Informações pessoais. Seu nome, aniversário, carteira de motorista, número do passaporte ou informações similares.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 regras para transações financeiras online mais seguras

Para verificar o seu saldo bancário, pagar contas, enviar dinheiro, fazer compras ou vendas online, estas seis regras podem ajudar a minimizar os riscos.
  • Proteja seu computador das ameaças na Internet

    Ajude a proteger suas transações online usando firewall, antivírus e software antispyware. Criptografe sua conexão sem fio doméstica.. Mantenha todo o software (inclusive seu navegador de internet) em dia com atualizações automáticas.
  • Crie senhas fortes

    Senhas fortes são fáceis para você se lembrar, mas difíceis para os outros adivinharem. Elas têm pelo menos 14 caracteres (quanto mais longas, melhor) e incluem números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas. Caso já tenha uma senha em mente, verifique a sua força ).
    • Mantenha senhas e números de identificação pessoal (PINs) em sigilo. Não compartilhe-os por email, mensagem instantânea ou telefone.
    • Use senhas exclusivas para as contas bancárias e outras informações financeiras importantes. Evite usar a mesma senha em todos os lugares. Se alguém roubar esta senha, todas as informações que ela protege estarão em risco.
  • Encontre você mesmo o endereço na Web

    Links em mensagens de e-mail, mensagens de texto, mensagens instantâneas ou anúncios pop-up podem levá-lo a sites que parecem legítimos, mas não o são. Para visitar o site, digite você mesmo o endereço ou selecione-o nos seus indicadores ou favoritos.
  • Procure sinais de que sua informação esteja segura

    Antes de inserir dados sigilosos em uma página na Web, verifique se:
    • O site usa criptografia, uma medida de segurança que ajuda a proteger seus dados enquanto eles transitam pela Internet. Sinais de criptografia incluem um endereço da Web com https ( "s" significa seguro) e um cadeado fechado ao lado do endereço (O cadeado também deve estar no canto inferior direito da janela).
      Imagem da barra de endereços verde no Internet Explorer
    • Você está no site correto—por exemplo, no site do seu banco, e não em um site falso. Caso utilize o Internet Explorer, um sinal de legitimidade é uma barra de endereços verde, como a ilustrada acima.
  • Salve as transações financeiras no seu computador doméstico

    Nunca pague contas, acesse o banco, faça compras ou outras operações financeiras em um computador público ou compartilhado ou em dispositivos como laptops ou telefones celulares que estejam conectados a redes públicas sem fio. A segurança não é confiável.
  • Use bom senso

    Para se proteger contra fraude, fique atento a golpes. Por exemplo, desconfie de ofertas que pareçam boas demais para serem verdadeiras, alertas do seu "banco" de que sua conta será encerrada a menos que você tome alguma medida imediata, anúncios de que você ganhou na loteria ou uma recusa em encontrar-se pessoalmente para uma operação local.
    Normalmente, este tipo de mensagem enviada por computador ou telefone é desenvolvido para induzi-lo a visitar um site falso, onde os criminosos coletarão seus dados financeiros (Se você duvida da autenticidade da mensagem, ligue para a empresa).

O que fazer se houver problemas

Problemas com compras online? Primeiramente, peça ao vendedor para resolver o problema. Se isso não funcionar, contate o serviço Web e peça ajuda.
Denuncie scams, fraudes, roubo de identidade ou outros abusos:
  • Ao serviço de internet, à polícia local, ao banco, à empresa de cartão de crédito ou outra instituição financeira.